quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Opinião pública

O texto que se segue foi enviado por um leitor para a revista "Plenitude", da qual eu desconhecia a existência mas que conta já com 42 edições, de distribuição gratuita e que mais parece aquelas revistas das testemunhas dos Jeovás, mais apresentável. Esta é, para mim, a carta do ano, pela capacidade que este senhor teve de fazer versos com um assunto como este e por merecer o lugar cativo daquela coluna de opinião. Pode não ter formação em Relações Internacionais mas é um sério concorrente a um outro "poeta" que eu conheço. É MUITO mau!!

"A Guerra Israelo-Árabe"

A guerra israelo-árabe
Já existe há milhares de anos
Tem custado às duas partes
Muitas vítimas e danos

As perseguições aos judeus
Mais parecem maldição
Só assim se explica e entende
O ódio de tanta nação

De Deus é o povo escolhido
Para ser uma Nação
E segundo o que diz a Bíblia
Não está desprovido de razão

É um povo trabalhador
Culto e disciplinado
Para existir como nação
Tem de estar bem preparado

Mas também a Palestina
Tem direitos iguais
Só é estranho que esta guerra
Não possa parar jamais

Um dos grandes problemas
É a cidade de Jerusalém
Se os palestinianos a querem
Israel quere-a também

É assim uma disputa
Que parece sem solução
Não há tribunal competente
Para dizer quem tem razão

Os judeus são perseguidos
Desde o princípio do mundo
Vivem sempre em sobressalto
Num sofrimento profundo

É um povo sem descanso
Foi vítima da Inquisição
Se Hitler ganhasse a guerra
Era a sua extinção

É caso para meditar
Num pensamento profundo:
Porque será que os judeus
São tão perseguidos no mundo? (este verso está destacado a vermelho)

Não sou perito em política
Dou a minha opinião
Os leitores façam a crítica
Face à sua formação"

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois, é um bocadinho extenso mas eu tinha que transcrever. Fiquei estupefacta ao ler isto.

Boris disse...

Que pérola! LOL