segunda-feira, 24 de março de 2008

Velha infância

Gosto de ler o Expresso ou qualquer outro objecto de leitura ao domingo de manhã, até passar da hora de almoço, sentada na cadeira com o sol a bater de chapa na cara. Não fosse o vento e este teria sido O momento do meu fim-de-semana pascal. Fiz uma pausa na leitura e debrucei-me no muro a contemplar (sim, a contemplar) o quintal hortícola do vizinho do lado. Por entre aquelas hortaliças já um bocado amareladas, houve uma coisa que me chamou a atenção. Brilhozinho nos olhos... AZEDAS!!!! Voltei 18 anos no tempo, àquelas tardes de verão e aos fins-de-semana de sol passados no Maria Lamas, o parque. Tardes em que andava com a minha bicicleta amarela, muito diferente das bicicletas de menina com cestinho à frente que as minhas amigas tinham. Não. Eu gostava era de andar com os rapazes, porque eram mais divertidos. Destas companhias resultaram muitos joelhos esfolados, cotovelos em sangue das manobras de skate, biqueira dos ténis desgastada de jogar à bola. Era uma espécie de Maria Rapaz que queria fazer tudo o que os rapazes faziam. De tal forma que ainda hoje tenho a marca nos joelhos de um salto mortal que tentei imitar. Correu mal. Era suposto suportar a queda com os pés mas aqui a Espalha esqueceu-se desse pormenor e caiu de joelhos na gravilha. Lá ia eu, a conter as lágrimas até chegar a casa, mostrava à minha mãe e era um choradeira seguida, desde o sermão "O que é que andaste a fazer?" até ao ardor da água oxigenada. Esta aventura marcou-me a pele.
Outras tardes incluíam apanhar azedas no terreno do lar das antigas meninas de Odivelas. Não que fossem mais saborosas que as outras, talvez lhes faltasse a urina dos cães. Mas davam mais luta. Tinhamos de entrar para dentro de um pequeno varandim em pedra, saltar para o chão, a uma distância ainda considerável, apanhar o máximo de azedas que as nossas mãos e bolsos podiam carregar, correr o mais depressa possível para as velhotas não darem o alarme e voltar a subir ao varandim, com a ajuda dos amigos. Havia sempre alguém que ficava, literalmente, pendurado, à mercê das velhotas, enquanto os outros se deliciavam com as azedas, à sombra da árvore. Belos tempos, hein?
Tudo isto passou pela minha cabeça em segundos. E deu-me uma vontade tremenda de comer azedas. Do vizinho, claro. Desta vez, não tive de saltar nenhum muro nem entrar num varandim. Foi muito mais fácil. Menos luta, portanto. Ainda assim, as azedas ceifadas ao vizinho continuam a ser as mais saborosas de todas.

8 comentários:

estrela disse...

O que são azedas????

Boris disse...

estrela aqui tens muitas: http://bp0.blogger.com/_YXmbHT6l_y8/Re142q9jaxI/AAAAAAAAABI/exXo8bgWGd4/s320/azedas+3.jpg

Quanto à "Casa das Velhas" que emoção. Entrar em propriedade privada onde não eramos bem-vindos, buscar a bola que tinha voado do ringue. Isto tudo sem sermos vistos ou a correr para aquela reformada com mais genica não nos apanhar... Aaaaaahhhhhh!!!

(suspiro nostálgico)

Anónimo disse...

Estrela... Não sabes o que é uma azeda? Nunca comeste? Então, não tiveste uma infância em pleno! Tenho dito.

estrela disse...

E tu? alguma vez apanhaste pinhões e comeste-os mesmo ali ou roubaste e comeste amoras até chegar a diarreia?

Continuo sem saber o que é uma azeda. Peço desculpa pela ignorância

Quebra Ossos disse...

Afinal as azedas são transversais a várias gerações!
Aqui o velhote também comeu azedas...
...umas mais que outras...

PS: Eu a precisar de ajuda a aspirar o automóvel e a menina a contemplar as azedas do vizinho...

Anónimo disse...

Ah ah ah, caro cunhado! A vida é assim: uns aspiram e outros apanham sol!
Estrelinha, as azedas são uma flor (?) amarela com um caule ligeiramente grosso com um líquido lá dentro. É suposto trincares e chupares o dito caule. O sabor? É azedo, mas é muito bom.

Anónimo disse...

cara princesa...

a mae deu um jeito e logo podes vir jantar =D

quando quiseres aparece =D
um beijinhu gandeeeeeeeeeeee*

estrela disse...

E assim enriqueci a minha cultura geral...
Já identifiquei as azedas e agora a curiosidade de as provar é grande. Desde que perfume e não engorde...!