quinta-feira, 24 de março de 2016

Jejum

Chegámos ao ponto em que só os vegans e vegetarianos têm direito a gostar e defender os animais. Todos os dias sou bombardeada com fotos e textos de quem aboliu todos os produtos de origem animal da sua alimentação, como que a atirarem-me à cara "Eu sou melhor do que tu porque não dou festinhas a uns e meto os outros no prato."
Estou farta disto. Assumo que como carne, peixe, queijo e muitos outros derivados de animais... Adoro um belo bitoque com ovo estrelado! Uma bifana no pão! Os hambúrgueres do Honorato!!! Polvo à lagareiro! Bacalhau com grão! Uma bela mariscada! Eh pá tanta coisa... Mas isto não invalida que seja contra touradas, um espectáculo deprimente e sem beleza alguma. Que abomine circo com animais, sejam eles quais forem. Que chore e me doa o coração (literalmente) ao ver vídeos de resgate de cães e gatos mal tratados, lutas de cães (só na segunda tentativa é que consegui ver o "Amor Cão" e mesmo assim, virei a cara), ou as tradicionais e imbecis caça às baleias e golfinhos...
Mesmo dentro da minha cadeia alimentar, excluo algumas carnes... Não consigo comer coelho, porque imagino o pelinho fofinho... O leitão é e sempre será o Porquinho Babe! Os borregos são a Ovelha Choné... e os cavalos são... inimagináveis em qualquer prato.
Pode parecer um contra senso, e se calhar até é... mas eu assumo estas incoerências. E assumo que não ser vegetariana / vegan é uma opção, sem qualquer justificativo mirabolante. Não sou porque não quero. Tenho essa opção. Assim como quem é, fez uma escolha, que eu respeito. Mas parece que depois deixa de haver respeito por quem não opta pelo mesmo. Eu, que como um bitoque, bebo leite, devoro queijo e adoro caracóis (estão quase a chegar!!!), sou uma assassina, a quem não é permitido gostar de cães, gatos e afins. Os outros são os melhores do mundo.

Pois bem. Eu desafio-vos,vegetarianos e vegans, a serem coerentes já que a minha incoerência é inaceitável aos vossos olhos. Vejam as etiquetas da vossa roupa. Feita onde? Com que materiais? Com que tipo de mão-de-obra? E os vossos smartphones? Feitos onde? China? Então mas não é lá que fazem aquela matança de cães para venderem a carne? Já para não falar das condições desumanas dos trabalhadores, exploração de mão-de-obra infantil, não só na China como noutros países, de onde vem a maioria da roupa que vestimos. Hmmm...
Se é para levar isto ao extremo e ser coerente, que seja com tudo! Até com os amigos. Se comes um naco na pedra ou mesmo uma dourada grelhada, desamigo-te!

Agora não me chateiem, porque no mesmo dia partilho uma foto de um daqueles hambúrgueres deliciosos do Honorato e a seguir um vídeo fofinho de cães e gatos...



Sem comentários: