terça-feira, 9 de outubro de 2007

A vida em stand-by

Esta é uma das poucas certezas que tenho neste momento. A minha vida está em stand-by. E é uma verdade assustadora, que vai das pequenas coisas como continuar com a lâmpada do candeeiro de mesa fundida, quando bastava chegar lá e trocá-la, às grandes, como, por exemplo, não saber o que ando aqui a fazer. Acredito que existam por aí mais umas quantas pessoas como eu. Que não sabem o que querem, não se contentam com o que têm, que têm inúmeras coisas inacabadas. Tão simples quanto isto. No outro dia, passei por uma loja e decidi comprar várias telas, de tamanhos diferentes, porque cogitei uma nova técnica de colagem com sobreposição de fotos e cores pelo meio. Comprei até uns pincéis novos, daqueles que não largam os pêlos no meio da tela, tipo efeito vanguardista mas que não é suposto lá estar. Ainda lá estão no armário. As telas e os pincéis. E o postal que ficou de fora daquele quadro (um que eu demorei um ano a montar), também lá está. Aquela roupa que tenho separada para dar. E a que tenho para dar uma segunda vista de olhos, experimentar, saber se a dou ou se a guardo para quando perder estes quilos. Está lá tudo. Em stand-by.
Os currículos, as moradas das possíveis escapatórias a esta rotina laboral... guardados dentro da pasta.
As fotos para revelar, do Bono, das viagens, dos jantares com os amigos...
O fim-de-semana no Alentejo para retemperar, com o pãozinho fatiado, os enchidos que nunca me fazem mal ao estômago e o requeijão que parece iogurte, a sesta de duas horas no sofá apertado e desconfortável. Fica para o mês que vem.
O tal churrasco com os amigos que era para ter feito este Verão, com direito a um mergulho na piscina e uma ronha na cama de rede... agora, fica para o ano.
Aquela escapadela a Paris ou Londres, sempre adiada.
O passeio ao final do dia na praia com o Bono... Hoje não, porque cheguei tarde. Amanhã ou logo se vê.
Tudo em stand-by...

3 comentários:

Anónimo disse...

a vida passa a correr!" nao deixes para amanha o que podes fazer hoje".embora eu diga que o dia devia ter 48horas.

Anónimo disse...

E mesmo assim... O problema é que nós vamos adiando as coisas porque interiorizamos que um dia havemos de as fazer... Mesmo que iso nunca venha a acontecer...

Anónimo disse...

As coisas dó ficam em stand by porque queremos. Porque não temos coragem de lhe dar um rumo...Não pintas porque temes não gostar do que vais ver e não mudas a lâmpada porque é mais confortável estares assim. Se quiseres continuar ás escuras, deixa a lâmpada fundida. Se optares por ver que ter a vida me stand by não é mais que uma opção tua, ela não deixará de estar. Já paraste para pensar que talvez gostes de estar assim!? Eu não gosto, e mesmo que os meus curriculuns e cartas fiquem na gaveta até novas oportunidades aparecerem, a minha casa está bem iluminada. Tenho o armáriso com a roupa seleccionada e não me importo nada que os pincéis estejam no armário porque encontrei alguém que pinta por mim. E isso já faz com que eu pense que a minha vida não pode estar em stand by no que depende de mim, porque senão sou egoista e passa a ser a "nossa" vida que está em banho-maria. Não tenho esse direito. Nem eu, nem tu, nem ninguém!
Eu, Cláudio